O Brigadeiro Camarão nasceu em 8 de junho de 1916, em Niterói-RJ. Passou a infância no estado de São Paulo, na capital e no interior.
1935- foi para o Rio de Janeiro e entrou na Escola Militar de Realengo.
1936- cursa, concomitantemente, a Escola de Aviação dos Afonsos e a Escola Militar de Realengo.
1937- formou-se Aspirante Aviador no final do ano.
1941- criou a Escola Tenente Rêgo Barros, homenageando com esse nome, um colega de turma, morto em missão de treinamento com um hidroavião.
1948- É escolhido pela UNSCOB, para ser observador nas fronteiras Gregas com os países satélites comunistas, por falar corretamente inglês e francês, acrescentando logo o grego moderno.
1952 - Volta ao Brasil e participa dos vôos do Correio Aéreo Nacional.
1957 - Começa a colocar em prática o projeto dos “Trinômios”, ou seja: A Força Aérea Brasileira – Os missionários – Os Índios. As missões de misericórdia tornam - se mais frequentes na Amazônia. Abre mais campos de pouso, protegendo assim a floresta, as fronteiras e dando maior apoio aos índios.
1961 - Verifica que o Pico da Neblina encontra-se em território Brasileiro , obriga então o pessoal da comissão de limites a homologar o caso, levando-os até o Pico.
1964 - É nomeado chefe de ensino da Escola Preparatória de Cadetes do Ar em Barbacena. Criou a Biblioteca Eduardo Gomes, construiu um pavilhão de tecnologia, um de aprendizagem de línguas, um ginásio coberto com piscina, quadra de esportes, cinemas e sala de teatro.
1969 - Recebe o título de cidadão Barbacenense.
1970 - Cursa a Escola Superior de Guerra.
1971 - Em Belém do Pará, aperfeiçoa as pistas de campos, constrói aeroportos e cria “Canteiro-Escola” para aperfeiçoar a mão-de-obra. Cria também um centro de aprendizagem para os índios. A Escola Tenente Rêgo Barros é ampliada e aberta a toda comunidade.
1974 - Estabeleceu contatos e firmou um convênio com o Hospital de Bauru-SP, especializado no tratamento de hanseníase. Através desse convênio eram mantidos leitos à disposição da Região Amazônica para índios e nativos, para este fim criou uma linha aérea semanal Belém - São Paulo.
1975 - É promovido a Tenente Brigadeiro e nomeado Comandante Geral do Pessoal.
1977 - Após 40 anos de serviços prestados à Força Aérea Brasileira é passado à reserva no mês de maio.
2000 - Morre em Campinas-SP.
“Amazônia – Educação – Força Aérea Brasileira”
Nenhum comentário:
Postar um comentário